Restos mortais de inconfidentes são depositados no Museu da Inconfidência

abril 21, 2011

Sepultamento dos três inconfidentes identificados. Crédito: Wellington Pedro/Imprensa MG

OURO PRETO (21/04/11) – O governador Antonio Anastasia e a presidente da República, Dilma Rousseff, depositaram, nesta quinta-feira (21), os restos mortais dos inconfidentes José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa no Panteão do Museu da Inconfidência em Ouro Preto, na região Central do Estado. O sepultamento, mais de 200 anos após suas mortes no degredo na África, foi autorizado depois que a ossada dos inconfidentes foi oficialmente identificada pela Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba (SP). José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal de Barbosa se juntam a outros 13 inconfidentes já sepultados no monumento.
A identificação das ossadas exigiu anos de estudos e uma parceria entre história e ciência. Com o trabalho de especialistas em odontologia legal da Unicamp, o Museu da Inconfidência – que desde 1980 realizava pesquisas históricas sobre o caso – pôde comprovar que os ossos, repatriados da África para o Brasil nos anos 1930, são mesmo dos três inconfidentes. Os estudos foram realizados por equipe da Unicamp chefiada pelo professor Eduardo Daruge, doutor em odontologia legal. A solenidade contou com a presença de ministros, autoridades e familiares dos inconfidentes.

Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência é uma das mais importantes atrações turísticas de Minas Gerais. Foi inaugurado em 1944 para preservar, pesquisar e divulgar objetos e documentos relacionados à Inconfidência Mineira.

No Museu está o Panteão dos Inconfidentes, monumento criado em 1942 onde estão 14 lápides funerárias, 13 delas ocupadas pelas ossadas dos inconfidentes repatriadas da África e uma vazia, dedicada aos participantes cujos corpos não foram localizados.

(AGÊNCIA MINAS)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: