Glaura: Chá com causos é lançado em distrito

abril 4, 2011

A comunidade de Glaura foi homenageada neste sábado, dia 2, com o lançamento do livro Glaura: Chá com Causos, no Pólo Cultural do distrito. A obra contém particularidades das lendas, culinária, “causos”, festas, crenças, artesanato e medicina popular do local. É resultado de meses de trabalho do setor pedagógico do Museu da Inconfidência, então composto por Ana Maria Laia, Lorene Dutra Moreira e Ferreira, Maria Aparecida Ferreira de Souza e Viviane Michelline Veloso Danese.

Esta foi a primeira vez que a localidade teve sua história documentada. O diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, ressaltou a importância do resgate do patrimônio imaterial: “A comunidade revelou a sua riqueza e mostrou o que havia de importante a ser preservado. Foi uma atividade de grande consequência, não só para Glaura, mas para Ouro Preto, Minas Gerais e Brasil, que precisa investir na questão da preservação patrimonial”.

Viviane, uma das autoras do livro, emocionada, acrescentou: “O que mais importa em uma cidade não são as casas, as ruas, as igrejas. São as pessoas, que representam um elo desta memória que queremos guardar”. O projeto, iniciado em Glaura, deve ser futuramente realizado em outros distritos do município. Fotos do evento estão publicadas na nova rede social do Museu da Inconfidência, o Flickr: www.flickr.com/museudainconfidencia.

SERVIÇO

O livro Glaura: Chá com Causos está à venda na Loja do Museu da Inconfidência, a R$ 20. Mais informações pelo telefone 3551-0653.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: