Museu-Escola é tema de tese de mestrado

fevereiro 11, 2011

O Museu da Inconfidência, por sua importância histórica e tradição no ato de servir à sociedade, costuma ser lembrado no meio acadêmico e receber homenagens. Desta vez, a instituição é tema de tese de mestrado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. A dissertação “Das pedras às estrelas: o Museu-Escola do Museu da Inconfidência, Ouro Preto, década de 1980”, de Nara Rúbia de Carvalho Cunha, que será defendida na Faculdade de Educação, nesta segunda-feira, dia 14, às 14h.
Sob a orientação da Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani, Nara aborda, em sua pesquisa, educação e patrimônio, preservação e aprendizado lúdico, entre outros aspectos relacionados à atividade do Setor Pedagógico. O projeto Museu-Escola trabalha com crianças da comunidade ouro-pretana e nasceu sob orientação da educadora Bete Salgado. Posteriormente, o mesmo modelo de ação educativa migrou trabalhos culturais de universidades, prefeituras e outros museus do país.
RECONHECIMENTO – Não é de hoje que as atividades do Setor Pedagógico do Museu da Inconfidência foram distinguidas por reconhecimento público. Em 2008, o Projeto Girassol, que busca estreitar as relações da instituição com a comunidade, foi premiado com menção especial na sétima edição do “Premio CAB Somos Patrimonio”, promovida pelo Convenio Andrés Bello, na Colômbia. Em 2001, a mesma iniciativa foi premiada pelo Ministério da Saúde, em Brasília, pela inclusão dos portadores de transtornos mentais na sociedade.

Anúncios

Uma resposta to “Museu-Escola é tema de tese de mestrado”

  1. Alex Borba said

    Sou Historiador e estudo história do Rio de Janeiro dos séculos XVI a XIX, dando ênfase ao Morro do Castelo, berço de nossa cidade. Sou carioca, porém apaixonado por Minas Gerais, onde tenho familiares e conheço as cidades históricas desse Estado. Trabalhei no Museu Histórico Nacional, onde se encontram algumas peças dos inconfidentes, como o fragmento da forca, móveis, duas urnas dos inconfidentes, além da sala onde se encontra o acervo das Minas…amo muito tudo isso.
    Parabéns pelo trabalho.

    Alex Borba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: