Exposição indígena permanece em cartaz até março

novembro 10, 2010

A Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência, manterá em cartaz, até 20 de março de 2011, a exposição “Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu”, em parceria com o Museu do Índio (FUNAI/RJ). É uma oportunidade para conferir a cultura indígena dos cerca de 150 membros que restam dos Asurini, cuja aldeia está localizada a poucas horas da cidade de Altamira, no Estado do Pará. Por meio do grafismo, o grupo, descoberto na década de 70 com a construção da Rodovia Transamazônica, expressa sua arte em cerâmica e pintura corporal.

A mostra foi inaugurada no Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, data considerada apropriada pelo diretor da Museu da Inconfidência, Rui Mourão: “As raízes indígenas da cultura brasileira são evidentes. E o povo que está em formação no Brasil vem daí, sem dúvida nenhuma”. A antropóloga e diretora substituta do Museu do Índio, Arilza Nazareth de Almeida, enfatiza a importância desse contato com a diversidade: “Nosso país, hoje, tem 225 línguas faladas, 200 povos indígenas diferentes. Esse conhecimento é de grande valor, porque conhecendo você respeita melhor essa pluralidade”.

VISITA – Até o final da exposição, ainda sem data definida, membros da tribo Asurini virão a Ouro Preto para interagir com a sociedade. Rui mourão lembra que encontro semelhante ocorreu em junho de 2008, quando índios das tribos Zoró (Rondônia) e Cinta Larga (Mato Grosso e Rondônia) estiveram na cidade, por meio do projeto Paikinim-Pamã. Na ocasião, foram promovidas oficinas, exibição de vídeos e exposições com vendas. “Foi um episódio inesquecível. A presença de índios movimentou o ambiente, causou curiosidade muito grande. Eles desenvolveram atividades não só na exposição, mas também na cidade”, afirma o diretor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: