Museu da Inconfidência recebe oficina do Festival de Inverno

julho 30, 2010

As atividades desenvolvidas pela Área Pedagógica do Museu da Inconfidência foram o tema do primeiro dia da oficina “Museus, ações educativas e inclusão”, oferecida pelo Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, na segunda-feira, 19. Além de receberem informações sobre a metodologia adotada pelo setor, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar alguns dos projetos desenvolvidos.

Dentre as atividades, uma visita diferente ao interior do museu – incluindo tampões de ouvido, cadeira de rodas, vendas e audioguias – permitiu ao grupo não só verificar as condições de acessibilidade da instituição, perpassando  conceitos de cidadania e inclusão social, mas propiciou também uma nova forma de contato com o acervo, a exposição e seus espaços.

Durante a tarde, a oficina teve continuidade no Anexo III do museu, Casa do Pilar. Lá, os participantes passaram pelo túnel sensorial presente na Área Pedagógica e assistiram, em seguida, a uma sequência de imagens, formas e cores, instigando cada um dos presentes a exprimir aos demais suas sensações e experiências.

A tarde foi encerrada com o projeto Ludomuseu, propiciando melhor compreensão da dinâmica museológica e a desmistificação do acervo por meio do manuseio de obras da reserva técnica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: