Sociedade Musical União Social realiza “Mês de Maio Cultural”

maio 4, 2010

Será realizado entre os dias 9 e 30 de maio, em Ouro Preto, o tradicional “Mês de Maio Cultural da Nossa Banda”, promovido pela Sociedade Musical União Social, de Cachoeira do Campo. A programação inclui apresentações, lançamento de livro e sorteio de brindes.

Nascida em 1864 em meio a uma acalorada discussão política, quando músicos do Partido Liberal se desentenderam com músicos do Partido Conservador, a Sociedade Musical União Social teve como primeiro mestre João Gonçalves Magalhães, que teve a difícil tarefa de colocar, numa localidade tão pequena como Cachoeira do Campo, uma segunda banda a serviço da comunidade. Outros mestres tiveram participação importante na vida da União Social, como Joaquim José de Brito e Randolfo José de Lemos, conhecido pelo pioneirismo de suas ações e dedicação nos 69 anos que esteve à frente da corporação.

A banda participa anualmente do Festival Ouropertano de Bandas promovido pelo Museu da Inconfidência que, por meio do setor de Musicologia, trabalha na catalogação do acervo de cada uma das corporações do município, além de reunir informações sobre a produção musical de Ouro Preto e região.

 PROGRAMAÇÃO – Mês de Maio Cultural da Nossa Banda – Sociedade Musical União Social

 09/05/10 (dia da Mães) – Apresentação em Homenagem às Mães 2010

Local: Praça da Matriz de N. S. Nazaré, Cachoeira do Campo/MG

Horário: 20h30

Regência: Pedro Simeão Guilherme / Márcio Sávio Bretãs

Durante a apresentação da banda haverá sorteio de brindes e distribuição de flores.

15/05/10 – Lançamento nacional da 2ª edição do livro “Banda de Música: a Alma da Comunidade”, de autoria do músico Nylton Gomes Batista.

Local: Livraria Martins Fontes / Av. Paulista, 509, loja 17, São Paulo/SP

Horário: 15h30 às 18h

22/05/10 – Lançamento local da 2ª edição do livro “Banda de Música: a Alma da Comunidade”, de autoria do músico Nylton Gomes Batista.

Local: Sede da S. M. União Social / Rua Santo Antônio, 01, Cachoeira do Campo, Ouro Preto/MG

Horário: 20h – Apoio: AMIC

30/05/10 – Ensaio da Sociedade Musical União Social

Comemoração dos aniversariantes do mês de maio

Local: Praça Benedito Xavier

Horário: 10h

Anúncios

7 Respostas to “Sociedade Musical União Social realiza “Mês de Maio Cultural””

  1. Robson said

    Gostaria de manifestar minha surpresa e estranheza com relação ao evento promovido pela Sociedade Musical União Social. O evento denominado “Maio Cultural” é IDEIA ORIGINAL e sempre foi PROMOVIDO pela Banda Euterpe Cachoeirense e que, agora, não se sabe porque razões, está sendo indevidamente adotado e divulgado pela União Social.

    É necessário esclarecer que a Sociedade Musical União Social NUNCA realizou tal evento, exceto sua apresentação no dia das Mães. Por isso, não entendo como pode divulgar que se trata de um evento tradicional relacionado à mesma. Acho que deveriam ter a hombridade de, pelo menos, denominar seu evento com um nome completamente diferente.

    Volto a frisar: quem realiza o tradicional Maio Cultural, em Cachoeira do Campo, é a Banda Euterpe Cachoeirense, a Banda de Cima. O evento se encontra suspenso temporariamente por falta de apoio financeiro, mas será retomado no futuro, independente de ações e atitudes de outrem.

  2. Augusto said

    Acredito que todas as instituições culturais têm por obrigação ser multiplicador da cultura. As bandas de música de Minas são sem dúvida as maiores multiplicadoras da arte musical do territério mineiro, porém deveriam ser mais criativas e ter bom senso para evitar conflitos que estão adormecidos há alguns anos. Estes conflitos, que ficaram no passado, eram insanos e nada acrescentaram a não ser o ódio e a falta de integração. Como dizia o grande Mestre Chico: “a harmonia entre os homens é tão importante quanto a harmonia entre as notas musicais”.

  3. João said

    É isso aí Augusto !

    Também manifesto minhas congratulações à Sociedade Musical União Social pela realização do Maio Cultural. É preciso modificar a mentalidade daqueles que se julgam sempre estar por cima e demonstrar que as centenárias bandas de música de Minas Gerais são capazes de realizar excelentes eventos representativos da Cultura de Nosso Povo.

    Esse exemplo poderia ser seguido por outras entidades, afinal de contas temos 12 meses, 365 dias e noites, 4 estações (…) durante o ano e muitas emoções durante a vida!!!

    Como diria (aliás, cantaria)o verdadeiramente grande Almir Sater: “Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”.

    Lancemos livros, CD´s, façamos apresentações sublimes. Honrremos a história de nosso povo!

    Parabéns União Social! Parabéns Cachoeira do Campo! Parabéns Ouro Preto! Avante Augusto!

  4. said

    É isso aí Augusto!

    Também manifesto minhas congratulações à Sociedade Musical União Social pela realização do “Mês de Maio Cultural”.
    É preciso modificar a mentalidades daqueles que agem com a típica arrogância daqueles que se julgam sempre estar por cima e demonstrar que as centenárias bandas de música de Minas Gerais são capazes de realizar excelentes eventos representativos da Cultura de Nosso Povo.
    Esse exemplo poderia ser seguido por outras entidades, afinal de contas temos 12 meses, 365 dias e noites, 4 estações (…) durante o ano e muitas emoções durante a vida!!!
    Como diria (aliás, cantaria) Almir Sater: “Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz”.
    Lancemos Livros, CD´s, DVD´s, façamos apresentações convincentes. Honremos a história e nossas tradições.
    Parabéns União Social! Parabéns Cachoeira do Campo! Parabéns Ouro Preto! Avante Augusto !

  5. Labão said

    É isso aí Augusto!
    Também manifesto minhas congratulações à Sociedade Musical União Social pela realização do Maio Cultural. É preciso modificar a mentalidade daqueles que se julgam sempre estar por cima e demonstrar que as centenárias bandas de música de Minas Gerais são capazes de realizar excelentes eventos representativos da cultura de Nosso Povo.
    Esse exemplo deve ser seguido por outas entidades, afinal de contas temos 12 meses, 365 dias e noites, 4 estações (…) durante o ano e muitas emoções durante a vida!!!
    Como diria (aliás, cantaria) Almir Sater: “Cada um de nós compõe a sua história e cada ser em si carrega O DOM DE SER CAPAZ,de ser ser feliz”.
    Lancemos livros, CD´s, façamos apresentações sublimes, formemos cidadãos. Honremos a história de nosso povo!
    Parabéns União Social! Parabéns Cachoeira do Campo! Parabéns Ouro Preto! AVANTE AUGUSTO!

  6. Someone said

    Prezado,

    antes de criticar a realização do referido evento, o Sr. deveria buscar entender o contesto no qual ele se realizou.

    Vou lhe dar uma ajuda:

    a) O evento realizado com MUITO SUCESSO pela União Social se denominou “Maio Cultural da Nossa Banda” e não “Maio Cultural” que, aliás, é a denominação utilizada por diversos eventos realizados nesta época no país inteiro, se tiver alguma dúvida, pesquise no Google. Portanto, não venha falar em originalidade ou dizer que se trata de denominação exclusiva desta ou daquela entidade;

    b) o “Maio Cultural da Nossa Banda” surgiu a partir de uma série de eventos relacionados à União Social que, por coincidência, se realizaram no mês de maio de 2011, dentre os quais um lançamento de um livro e de um CD, que se juntaram ao tradicional Concerto em homenagem às mães.

    Acredito que não houve, não há e nunca haverá qualquer intenção da UNIÃO em apossar do nome ou do evento realizado ALGUMAS vezes pela entidade que o Sr. pretende defender. Aliás, ao invés de cobrar satisfações, criar melindres ou realizar PSEUDO defesas, o Sr. deveria prestar seu apoio de maneira mais efetiva a esta respeitável entidade.

    Quanto a divulgar o evento, Museu é livre para fazê-lo da maneira como achar mais conveniente. Estamos num país livre e democrático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: