Integrante da Área Pedagógica do Museu da Inconfidência participa do Fórum Mundial de Educação

novembro 30, 2009

A atuação em dois projetos de educação patrimonial renderam à historiadora Lorene Dutra, que integra a equipe da Área Pedagógica do Museu da Inconfidência, a participação no Fórum Mundial de Educação, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro, em Brasília. A convite do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – campus Ouro Preto, Lorene relatou sua experiência durante os trabalhos desenvolvidos pela Fundação CEFETOP e o próprio instituto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mariana e a UNESCO.

 O primeiro projeto, realizado em 2007, consistiu na edição do livro “As Relíquias de Santa Rita Durão: um presente do passado” e do DVD “Conhecendo o patrimônio Cultural de Santa Rita Durão”. Já em 2009, o projeto “Mariana, as Riqueza de suas Manifestações Culturais” resultou na edição do livro “Festas Religiosas: uma Manifestação Cultural de Mariana” e no DVD “Mariana: a Riqueza de suas Manifestações Culturais, Religiosidade e Fé”.

“O objetivo principal foi apresentar ao público as duas Igrejas de Santa Rita Durão, do Rosário e Nossa Senhora de Nazaré, tombadas pelo IPHAN, além do inventário de algumas festas religiosas de Mariana”, explica a historiadora. Todo o material foi distribuído gratuitamente a instituições diversas por meio do Programa Monumenta e da Prefeitura de Mariana, como forma de contribuir para a preservação da memória e proporcionar, ainda, maior acesso da comunidade às informações coletadas e motivação para o estudo da história local e regional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: