2º Seminário de Música do Museu da Inconfidência

novembro 30, 2009

Acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, no auditório do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, a segunda edição do Seminário de Música. O evento tem como proposta promover o intercâmbio entre instituições federais ligadas ao Ministério da Cultura possuidoras de acervos documentais e instrumentos musicais, privilegiando ações que visam facilitar o acesso e a implementação da pesquisa.

Segundo a responsável pelo setor de Musicologia, Mary Angela Biason, estudos desenvolvidos nas últimas duas décadas propiciaram a expansão do uso de fontes musicais produzidas no Brasil entre os séculos XVIII e XX, especialmente aqueles realizados no âmbito acadêmico. “Não obstante essa evolução quantitativa, tais estudos estariam melhor embasados e suscitariam mais debates se as fontes musicais estivessem catalogadas e disponibilizadas para consulta”, explica a musicóloga. “Com esse objetivo estamos organizando esse seminário, a fim de avaliar e propor maneiras de adequar os acervos musicais federais a essa contingência”, acrescenta.

Participarão do evento os responsáveis pelos acervos do Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Museu Histórico Nacional, Museu Imperial, Museu Villa-Lobos e Museu do Diamante. Também estarão presentes representantes do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), além de professores de música com reconhecida experiência no exercício da pesquisa em documentação primária.

A abertura do 2º Seminário de Música do Museu da Inconfidência será marcada pelo concerto de lançamento do CD “Fortepiano no Brasil do século XIX”, com instrumento original Hornung & Müller, de 1875, tendo, como intérprete, Antônio Carlos de Magalhães.

 PROGRAMAÇÃO

 03/12 (quinta-feira), às 20h solenidade de abertura seguida pelo concerto “Fortepiano no Brasil do século XIX”

04 dezembro (sexta-feira), das 9h às 18h – comunicações individuais com a participação de cinco instituições durante a manhã e outras cinco no período da tarde.  As apresentações serão seguidas de debates abertos ao público.

05 dezembro (sábado), das 9h às 12h – discussão sobre políticas de catalogação e disponibilização de acervos, com presença de pesquisadores convidados.

Deixe um comentário