Presidente Honorário do ICCROM visita Museu da Inconfidência

outubro 14, 2009

O Museu da Inconfidência recebeu, na tarde da última quarta-feira, 7 de outubro, a visita do Presidente Honorário do Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauração de Bens Culturais (ICCROM), Gael de Guichen.

Visita à reserva técnica

Engenheiro Químico e pesquisador, Guichen é hoje referência mundial no que tange a conservação e restauração do patrimônio cultural. De passagem por Ouro Preto para ministrar palestra do 3º Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no século XXI, iniciativa da Fundação de Arte de Ouro Preto / FAOP, o pesquisador francês conheceu a exposição permanente e as instalações da Reserva Técnica do Inconfidência, acompanhado pelo diretor do Museu, Rui Mourão.

ICCROM

É uma organização intergovernamental (OIG) criada em 1956, na Conferência-Geral da Unesco em Nova Deli. Sua missão é criar e promover condições efetivas da conservação do patrimônio cultural em todo o mundo. Sendo a única OIG a tratar de todos os tipos de patrimônio cultural – bens móveis e imóveis -, o ICCROM segue uma abordagem prática e técnica em a sua ação.

Gael de Guichen*

Natural da França, Gael de Guichen é considerado por muitos teóricos e profissionais como aquele que melhor definiu a visão gerencial que assumiu a conservação preventiva nos séculos XX e XXI.

 Na década de 90, preocupado com a pouca atenção dada pela imprensa às questões ligadas à conservação do patrimônio cultural, inaugurou em 1991 uma campanha de sensibilização da opinião pública internacional denominada “Salvar Media Art”. Esta campanha consistiu de cinco competições internacionais que originaram em: Imprensa (250 artigos publicados em grandes jornais americanos e europeus e revistas), televisão (documentários e noticiários programas), cinema (documentário e ficção funcionalidades), Visual Documentação (fotografias, gráficos ou imagens materiais) e Comercial informação (documentação e as informações produzidas por empresas que tenham projetos patrocinados pela conservação ou restauro). *Fonte: FAOP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: