Museu da Inconfidência comemora 65 anos com inauguração de loja e café, cineclube e iluminação externa

agosto 10, 2009

O Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, terá seu 65º aniversário marcado pela celebração de três importantes conquistas. A instituição museológica, segunda maior em visitação na área do governo federal, inaugura, na próxima terça-feira, 11, seu sistema de iluminação externa, um cineclube e novo espaço destinado à Loja e Café. A solenidade, que será realizada às 18 horas, contará com a presença de autoridades municipais, representantes da CAIXA, Petrobras, Associação de Amigos do Museu e do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), por meio de seu presidente, José do Nascimento Júnior, e comitiva.
Os projetos de iluminação e da Loja e Café completam a terceira e última etapa das obras de modernização do museu, iniciadas em 2005. Já o cineclube constitui mais uma iniciativa de caráter educativo e cultural destinada à comunidade ouro-pretana e região.

Loja e Café

cafe (1)

Artigos de qualidade e bom gosto, além de espaço para descanso e lanche, estão à disposição dos visitantes do Inconfidência no primeiro pavimento da instituição. Os produtos personalizados vão desde lanternas recarregáveis, bolsas e squeezes a material de papelaria e jogos educativos. Destaque ainda para postais, camisetas e moletons com marca ou imagens do acervo. “A ideia é que os artigos sejam cada vez mais relacionados ao Museu, incluindo a reprodução de peças, por exemplo”, explica o diretor da casa, Rui Mourão.
No local é possível encontrar também publicações sobre arte, fotografia, história, cultura mineira e brasileira em geral, bem como folhetos referentes à própria instituição, inclusive em braille. Já o cardápio oferece boas opções àqueles que encerram a visitação ou desejam realizar uma pausa entre as impressões obtidas entre uma sala e outra. “Estamos seguindo uma tendência mundial com a disponibilização desse espaço, que proporcionará uma melhora na qualidade da visita ao Museu”, afirma Mourão.

Iluminação

Toda a monumentalidade do prédio, construído na segunda metade do século XVIII para abrigar a Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e, posteriormente, a penitenciária estadual, será destacada por projeto luminotécnico elaborado pelo Lighting Design Studio. A empresa também foi responsável pela execução de trabalho semelhante na Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte.
A projeção conferida ao prédio com a iluminação, somada ao alteamento do piso da Praça Tiradentes em frente ao Museu, executado pela Prefeitura, proporcionará importante ambiente para aqueles que circulam pelo local à noite. A nova apresentação externa do Inconfidência tem patrocínio da Petrobras e apoio do PRONAC, por meio do Ministério da Cultura.

Cineclube

Auditório 1

No intuito de contribuir para o desenvolvimento cultural da cidade de Ouro Preto e dinamizar a utilização de seu auditório, a instituição passa a oferecer acesso gratuito a uma rica produção cinematográfica, aprimorando o gosto do expectador.
Segundo a chefe da Seção de Difusão do Acervo e Promoção Cultural, Margareth Monteiro, o Cineclube Museu da Inconfidência possui caráter educativo e tem como objetivo reunir e ampliar grupos interessados na discussão da cultura cinematográfica. As sessões contarão sempre com um explicador e coordenador de debates. A programação incluirá clássicos do cinema brasileiro, bem como grandes filmes estrangeiros. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Realizações

Para Rui Mourão, ao longo dos 65 anos de existência do Museu da Inconfidência, muitas foram as conquistas. “O crescimento foi extraordinário. O Museu começou organizado, porém com uma exposição mais decorativa, que contava a história de Minas Gerais. Com a modernização, ela passou a retratar realmente a Inconfidência Mineira”, afirma.
A contratação de técnicos especializados, a ampliação da estrutura física da instituição, com a aquisição de mais três anexos, e o consequente aumento da oferta de serviços à comunidade, também foram ressaltados pelo diretor. “Antes, o Inconfidência apenas recebia turistas e apresentava sua exposição. Hoje, além de ser um museu nacional, um dos principais do Brasil, ele foi transformado em um órgão voltado para a educação e pesquisa. Cerca de 150 mil pessoas visitam o Museu anualmente, que é um dos maiores centros culturais do Estado”, avalia.

Anúncios

Uma resposta to “Museu da Inconfidência comemora 65 anos com inauguração de loja e café, cineclube e iluminação externa”

  1. vânia almeida brito machado said

    Estive visitando o museu com um grupo de alunos da escola estadual de onde sou professora de sociologia.
    Com a ajuda do museólogo, que aí trabalha, Gilberto tive a melhor aula de história viva de minha vida.Foi a minha primeira visita, espero poder voltar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: