Alex Gama expõe no Museu da Inconfidência

julho 17, 2009

Será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 17 de julho, às 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaide, a exposição Contraponto, de Alex Gama. No Anexo I do Museu da Inconfidência, o artista apresenta uma versão planejada especialmente para Ouro Preto, a partir de algumas variações da mesma mostra em cartaz na cidade de Bruxelas desde julho de 2007.

Por meio de técnicas de xilogravura e fotografia digital, Gama apresenta o contraponto das formas de vida. “A dualidade de formas rígidas, como as gravuras. E as fotos, que têm lá seus meneios que a vida nos mostra, nos impõe”, explica. A própria dualidade das técnicas escolhidas é ressaltada no trabalho. “A gravura na sua essência, pura como o meio mais honesto de reprodução inventado pelo homem. No meu caso a xilogravura, que vem após as inscrições rupestres. E depois a fotografia digital, como recurso contemporâneo do dito homem moderno/tecnológico. Um olhar falso da realidade, que ao mesmo tempo recorre à natureza para observação da vida que se move a cada minuto, sobre a qual não temos a menor noção nem controle”, completa.

No material que será apresentado, o artista destaca a gravura intitulada “Trama XXXIII”, executada na Inglaterra e ainda pouco conhecida no Brasil. A obra pertence às coleções do Museu da Universidade de Essex, que possui coleção exclusiva de arte latino americana, e do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

A exposição segue até 23 de agosto, na sala de exposições temporárias do Inconfidência, na rua Vereador Antônio pereira, 33, Centro. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça-feira a domingo, das 12h às 18h.
Convite Virtual - Contraponto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: