Imortais visitam Museu da Inconfidência

junho 9, 2009

visita 1

Em comemoração ao Centenário da Academia Mineira de Letras, seu presidente, o ex-senador Murilo Badaró, visitou, acompanhado de grupo de intelectuais, o Museu da Inconfidência, na última sexta-feira, dia 5 de junho. O passeio fez parte de uma extensa programação cultural, que incluiu também outros pontos turísticos da região.

Em Mariana, o passeio teve início com uma visita ao túmulo de Alphonsus de Guimaraens – poeta simbolista nascido em Ouro Preto, que viveu também em Mariana – e ao Museu da Música.

Já em Ouro Preto, ao percorrer as instalações do Inconfidência, os imortais – recepcionados pelo diretor do Museu, o escritor Rui Mourão – ouviam atentamente os comentários sobre a modernização e o atual projeto museográfico, além de particularidades de cada sala.

Ainda em Ouro Preto, o grupo visitou o Museu Casa dos Contos. No local, os intelectuais participaram da abertura de exposições de Lamounier Lucas, Abreuvalle e Aristóteles, bem como do lançamento do livro que retrata a vida do artista Aristóteles (ex-morador de rua), descoberto por Glauco Moraes, que assina o livro “Assim Nasce um Artista” junto com Ivanise Junqueira. Por fim, em Amarantina, distrito de Ouro Preto, visitaram o Museu da Reduções.

Academia Mineira de Letras

Foi fundada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, em dezembro de 1909, por um grupo de profissionais ligados à cultura e à produção literária, como escritores, jornalistas, profissionais liberais, dentre outros. Tem como objetivo o culto, a defesa e a sustentação da pureza da língua e a produção intelectual na sua plenitude e variedade.

Em 1915, a sede da Academia foi transferida para a capital do Estado, Belo Horizonte, no intuito de conferir maior dimensão à mesma, ao mesmo tempo em que a aproximava dos centros do poder e de convergência de atividades e interesses.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: