Exposição comemorativa do Ano da França no Brasil é prorrogada com exibição gratuita de filmes

junho 4, 2009

Durante o mês de junho, o Museu da Inconfidência promove, em seu Auditório no Anexo I, exibição de filmes com entrada franca para moradores e turistas. A iniciativa tem o intuito de complementar a mostra “A Inconfidência Mineira no Contexto da Revolução Francesa”, em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide, que será prorrogada até o dia 21 deste mês.

Os vídeos fazem referência aos movimentos revolucionários acontecidos durante a segunda metade do século XVIII, que deixariam suas marcas no quadro político e social da França e, mais futuramente, no do Brasil.

Confira a programação completa:

Dia 9, terça-feira / 19h
OS INCONFIDENTES, Joaquim Pedro de Andrade

Co-produção brasileira e italiana de 1972, do gênero drama histórico O filme é uma versão cinematográfica da Inconfidência Mineira, de seu início até o degredo dos inconfidentes e a execução de Tiradentes. José Wilker vive Tiradentes. O elenco traz também Luiz Linhares (Tomás Antônio Gonzaga), Fernando Torres (Cláudio Manuel da Costa), Carlos Kroeber (Alvarenga Peixoto) e Margarida Rey (Marília de Dirceu).

Dia 10, quarta-feira / 19h
MARIA ANTONIETA, Sofia Coppola

Intimista narração sobre a turbulenta vida da monarca Maria Antonieta. Kirsten Dunst retrata a jovem princesa destinada a sofrer que se casou com o indiferente Rei Louis XVI da França (Jason Schwartzman). Sentindo-se isolada numa corte real recheada de escândalos e intrigas, Maria Antonieta desafia a realeza e os plebeus ao viver como uma estrela do rock, o que serviu apenas para selar seu destino.

Dia 16, terça-feira / 19h
DANTON – O PROCESSO DA REVOLUÇÃO, Andrzej Wajda

Durante a fase popular da Revolução Francesa, instala-se o período do “terror”, quando a radicalização revolucionária dos jacobinos encabeçada por Robespierre inicia um violento processo político com expurgos e execuções pela guilhotina. Danton, líder revolucionário, critica os rumos do movimento, tornando-se mais uma vítima. No elenco, Gérard Depardieu e Wojciech Pszniak.

Dia 17, quarta-feira / 19h
CASANOVA E A REVOLUÇÃO, Ettore Scola

França, 21 de junho de 1791. O rei Luís XVI e sua família tentam fugir de carruagem do país. Na mesma estrada, segue uma outra diligência, com o sedutor Giacomo Casanova, o escritor Restif de la Bretonne, o liberal inglês Thomas Paine, uma misteriosa condessa, entre outras personagens históricas e fictícias. Quando chegam a Varennes, testemunham a prisão da família real e passam a noite discutindo sobre a vida, o amor e a política. Com Harvey Keitel, Marcello Mastroianni e Hanna Schygulla.

Dia 18, quinta-feira / 19h
A MARSELHESA, Jean Renoir

Com Pierre Renoir, Lise Delamare e Louis Jouvet. Baseado em minuciosa pesquisa dos documentos da época, esse clássico do cinema francês retrata momentos chaves da Revolução Francesa, da queda da Bastilha em 1789 à deposição do rei Luis XVI em 1792, passando pela criação e divulgação do hino nacional francês, La Marseillaise.

Auditório e Sala Manoel da Costa Athaide – ANEXO I
Rua Vereador Antônio Pereira, 33 – Centro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: