Museu da Inconfidência é tema de palestra no IFMG de Bambuí

junho 2, 2009

O diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão, participou na última sexta-feira da 1ª Semana de Ciências Gerenciais, promovida pelo Instituto Federal Minas Gerais, no campus de Bambuí – sua cidade natal. O evento, realizado entre os dias 25 e 29 de maio, foi voltado principalmente aos alunos dos cursos de Gestão da unidade de ensino.

Em sua palestra, Rui Mourão destacou a forma de gerenciamento adotada no Museu desde que passou a ocupar a direção do Inconfidência, há 35 anos. A história da instituição e também os desafios enfrentados durante essa trajetória foram lembrados, como a inexistência de orçamento próprio para a casa – fato detectado pelo atual diretor logo que assumiu o cargo.

A necessidade de reforço do quadro de funcionários foi outro fator preocupante, contornada, mas não de forma realmente satisfatória, após a implantação da cobrança de ingressos. Para Rui Mourão, a dedicação e a flexibilidade dos primeiros contratados na época, dispostos a contornarem as limitações existentes, foram importantes para os avanços que se sucederam.

No correr dos anos, a instituição foi ganhando reforços em sua estrutura física, com a criação de um auditório (sala de projeções), uma sala de exposições temporárias, de uma reserva técnica e mais um anexo, a Casa do Pilar, onde foram instalados vários setores.

A modernização pela qual o Museu da Inconfidência passou em 2006, fazendo com que a instituição se tornasse mais fiel ao tema que havia inspirado sua criação, também foi destacada por Mourão. O projeto museológico, que procurou enfatizar a evolução econômica, social e política de Vila Rica no plano inferior e a super-estrutura da organização social, com influência da igreja católica, no segundo piso, foi implantado museograficamente pelo francês Pierre Catel, renovando a exposição permanente. Todas essas conquistas garantem hoje, ao Inconfidência, posição de destaque na área federal em arrecadação e número de visitantes.

Além de palestras diversas, a programação da 1ª Semana de Ciências Gerenciais do IFMG – campus Bambuí – contou ainda com a realização de minicursos e apresentações culturais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: