Exposição Cecílias Santas e Anjos Músicos segue até dia 24 no Museu da Inconfidência

janeiro 7, 2009

dsc02229

                             Foto: Aldo Araújo

Imagens, objetos e gravuras de época que mostram a importância da música no período barroco. Tudo isso pode ser conferido na exposição “Cecílias Santas e Anjos Músicos”, na Sala Manoel da Costa Athaíde, anexo ao Museu da Inconfidência.

Promovida pelo Iphan em parceria com a Caixa Econômica Federal e a Petrobras, a mostra apresenta a iconografia musical nas igrejas mineiras, atestando como o contexto religioso do estilo fluía para as ruas e ganhava novas interpretações.

No acervo exposto é possível encontrar reproduções de tetos de igrejas com detalhes dos Anjos Músicos – destaque para os trabalhos de Manoel da Costa Athaíde; algumas imagens da Santa Cecília e uma Santana Mestra dos séculos XVIII e XIX, com ênfase para dois trabalhos de Valentim Corrêa Paes, além de objetos da Irmandade de Santa Cecília de Vila Rica. A curadoria é de Mary Angela Biason e Janine Menezes y Ojeda.

Segundo Biason, “para o estudo da música e da evolução dos instrumentos, estas representações são preciosas, pois tornam possível contextualizar a prática musical de outras épocas e reconhecer posturas e gestos dos músicos e a configuração do instrumento”, explica.

A abertura da exposição contou com a presença da organista Elisa Freixo, que realizou palestra ilustrada sobre os órgãos históricos de Minas Gerais, finalizada com um pequeno recital.

A exposição segue até o dia 24 de janeiro. A visitação é gratuita e pode ser realizada de terça-feira a domingo, das 12h às 17h30.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: