Botânica, saúde e arte na Primavera dos Museus

setembro 23, 2008

 

O primeiro final de semana da Primavera dos Museus no Museu da Inconfidência foi dedicado às relações entre a botânica e a saúde. No sábado, 20, o curso “Ervas Medicinais de Ouro Preto e a Cultura Popular”, ministrado pela farmacêutica Eliana Camargo de Souza, reuniu cerca de 30 pessoas no auditório. “O objetivo desse curso é resgatar a memória e a cultura das plantas medicinais em Ouro Preto a partir da apresentação de espécies vegetais nativas que tem uso medicinal reconhecido”, explicou Eliana.

 

Curso no auditório propôs resgate da cultura das plantas medicinais em Ouro Preto

 

Durante o curso os participantes conheceram as propriedades curativas de plantas como carqueja, cavalinha e picão, receberam noções de coleta e preparação de receitas e de cuidados no uso das ervas medicinais, principalmente os riscos decorrentes de sua interação com medicamentos. O público também participou relatando seus conhecimentos sobre o assunto, muitas vezes transmitidos pelos pais e avós.

 

Participantes querem formar grupo para difundir fitoterapia em Ouro Preto

 

“Foi uma grande oportunidade para aprender mais sobre essa cultura popular da maior importância e que traz benefícios para a saúde e para o bolso”, afirmou Osmar de Oliveira, professor aposentado da Ufop que relembrou receitas e nomes de plantas medicinais que aprendeu desde a infância. Para Iasmin Silva, 13 anos, o curso foi uma introdução ao mundo botânico. “Aprendi muita coisa. Agora vou olhar para as plantas com outro interesse”, declarou.

Ao final das atividades, público e palestrante deram início a articulações para a criação de um grupo que se reúna periodicamente com a finalidade de estudar as plantas medicinais de Ouro Preto e difundir o seu uso na comunidade.

Horto dos Contos

Na manhã do domingo, 21, em visita orientada por Jorge Luiz da Silva, técnico do Herbário da Ufop e especialista em classificação vegetal, o público pode observar e reconhecer as plantas medicinais em seu habitat natural.  No percurso de cerca de 2 km de trilhas do Horto, Jorge explicou as propriedades farmacológicas de dezenas de plantas, num diálogo entre o caráter científico e popular da fitoterapia.

 

Guiada por Jorge Luiz da Silva, especialista em classificação vegetal, visita complementou a palestra do dia anterior

 

Frio não desanimou o público

 

Passeio explorou a diversidade botânica do Horto dos Contos

 

Varal da Primavera

No domingo aconteceu ainda uma Oficina de Artes na Praça Tiradentes, onde crianças e adolescentes expuseram num varal trabalhos que saudavam a chegada da Primavera. Às 17h alunos do ensino fundamental de Ouro Preto soltaram pombas brancas da sacada do Museu, gesto que simbolizou o engajamento da Primavera dos Museus na promoção da paz.

 

Crianças em Oficina de Arte na Praça Tiradentes

 

Em ato pela paz, pombas brancas foram soltas da sacada do Museu

  

  

Anúncios

Uma resposta to “Botânica, saúde e arte na Primavera dos Museus”

  1. raimunda cristina melo rodrigues said

    oi meu nome e cristina melo navegando na net vi esse artigo de plantas medicinais em ouro preto adoro minas , fiz um curso em lavras na universidade federal a ufla e estudei um pouco sobre as plantas medicinais e algum vegetais do cerrado de minas , e ao estudar anatomia e me paixonei e me fez despertar para o munda das artes hoje faço trabalhos em parceria com a embrapa de belém onde eu moro faço exposição em orgo do estado e em escolas feiras , faço telas com vegetais ,sementes e fibras e folhas diafanizadas na qual do o curso em comunidades e escolas na embrapa crio alem das telas artefatos de decoração como abaju, lustres e traveseiro aromaticos,camisas ecologicas e o material que uzo e species de minha região sempre valorizando o que temos como fibras do miriti , curaua, açai , cacau , cupuaçu, bacuri , sementes jupati e outros e tambem crio a minha proprias tintas se ficarem enteresados estou aqui e só me mandarem um imail adoro sua cidade por fazer me desperta em um novo mundo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: