Programação do Inconfidência para a Primavera dos Museus destaca consciência ambiental e integração social

setembro 19, 2008

 

"Operários" (1933) de Tarsila do Amaral, Imagem oficial da Primavera dos Museus 2008

 

Entre os dias 20 e 27 de setembro o Museu da Inconfidência realiza uma série de atividades que integram a programação da 2ª Primavera dos Museus. Instituído pelo Iphan no ano passado, o evento aproveita a oportunidade da chegada da estação que encerra o inverno e antecede o verão para que museus de todo o país interajam com a comunidade por meio da promoção da cultura e da consciência social.

Em 2008 o tema da Primavera dos Museus é “Museus e o diálogo intercultural”. Para abordá-lo o Inconfidência preparou uma programação voltada para a produção artística, preservação ambiental e cuidados com a saúde e que contará com a participação de alunos das escolas de Ouro Preto e de grupos de terceira idade. As oficinas são gratuitas e abertas ao público. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3551-4977 e 3551-1121.

Ressocialização de Detentos

Nesta Primavera dos Museus, uma parceria do Museu da Inconfidência com a Secretaria Estadual de Defesa Social integrará a algumas atividades detentos da Cadeia Pública de Ouro Preto. A iniciativa vai de encontro à política da secretaria de criar vias de acesso à cultura e ao trabalho para facilitar a reinserção dos detentos na sociedade após o cumprimento da pena.  Participarão da Primavera dos Museus presos com bom comportamento e do regime semi-aberto.

Veja a programação, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Casa da Amizade das Senhoras Rotarianas de Ouro Preto:  

Dia 20 – sábado

  • De 9h às 17h: Curso Ervas Medicinais de Ouro Preto e a Cultura Popular – Utilização e cuidados no uso das ervas medicinais, noções sobre coleta e secagem e interação com medicamentos. Palestrante: Farmacêutica Eliana Camargo de Souza, diretora-geral da ONG Serra do Trovão.
  • 14h: Oficinas de arte com alunos do ensino fundamental da cidade de Ouro Preto. Tema: Conscientização da necessidade de preservação do meio ambiente.

Dia 21 – domingo

  • De 9h às 12h: Caminhada no Horto dos Contos com entrada pela Rua Padre Rolim (Portão próximo à rodoviária). Visita orientada Conhecendo os espécimes vegetais e a memória do local – “Ponte do Xavier”, com Jorge Luís da Silva.
  • 14h: Oficina de arte com alunos do ensino fundamental de Ouro Preto. Varal da Primavera – Exposição dos trabalhos artísticos.
  • 17h Revoada de Pombos das sacadas do Museu da Inconfidência, por alunos do ensino fundamental de Ouro Preto

Dia 22 – segunda-feira

  • 19h30: Exibição do filme Mudanças de Clima – Mudanças de Vidas: como o aquecimento global já afeta o Brasil

Dia 23 – terça-feira

  • 19h30 – Exibição do filme Uma verdade inconveniente

Dia 24 – quarta-feira

  • 10h às 14h: Oficina lúdica Preservando a Memória, Respeitando Diferenças

Dia 25 – quinta-feira

  • 13h: Caminhada no Horto dos Contos com plantio de mudas características do local. Esquetes teatrais sobre a preservação do meio ambiente.

Dia 26 – sexta-feira

  • 16h: No Museu da Inconfidência, apresentação da peça teatral O Enterro de Tiradentes, Cia Máscaras e Caras.

Dia 27 – sábado

  • 15h: Palestra Câncer de Mama – Auto-Exame e Prevenções. Palestrante: Dra. Andréa Donato, mastologista, Clube da Mama Feliz.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: