Museu da Inconfidência lança quarto número de revista de trabalho

agosto 13, 2008

 

As iluminuras dos livros de compromisso das irmandades mineiras, o poema épico Vila Rica, de Cláudio Manoel da Costa, os escravos de propriedade dos inconfidentes e o papel de Ouro Preto na formação do conceito de patrimônio histórico nacional são temas de artigos publicados no quarto número da Oficina do Inconfidência, revista de trabalho periódica do Museu da Inconfidência.

Criada em 1999, a Oficina do Inconfidência  tem foco na produção de pesquisadores baseada no acervo museológico, arquivístico e documental do Museu ou em tópicos relacionados ao universo da instituição, como restauração e patrimônio histórico.

 

Acervo

No número 4, o acervo do Inconfidência é tema presente em quatro artigos. Em Livros de Compromissos mineiros: lugar para exercício da arte como escrita, Fábio César Montanheiro parte da exuberância visual do Livro de Compromissos da Irmandade de São Miguel e Almas do Purgatório da Freguesia de São Caetano Rio Abaixo – datado de 1722 e exposto na sala do Museu da Inconfidência dedicada às Associações Leigas – para examinar aspectos da mentalidade e estética barrocas em suportes textuais.

 

Detalhe do Livro de Compromisso da Irmandade de São Miguel e Almas, estudado por Fábio Montanheiro no artigo "Livros de Compromissos mineiros: lugar para exercício da arte como escrita" e exposto na sala do Museu dedicada às Associações Leigas

 

Já os artigos Infirmitas Quae Sera Tamen, de Rafael de Freitas de Souza e Apresentação do Vila Rica, de Djalma Espedito de Lima, tratam de questões subjacentes à Conjuração Mineira de 1789.

O primeiro analisa dados sobre enfermidades, idade e ocupações de 458 escravos de propriedade dos inconfidentes listados nos Autos de Devassa, relacionando-os ao mundo do trabalho e à arte médica. A proposta do segundo é a compreensão do Vila Rica de Cláudio Manoel da Costa tendo como referência as regras de composição literária do século XVIII luso-brasileiro, questão usualmente ignorada pela crítica que o considera um poema menor na obra do autor.

Tanto os Autos de Devassa como os fragmentos manuscritos do Vila Rica se encontram no Arquivo Histórico do Museu da Inconfidência.

O arquivo administrativo e técnico do Museu é fonte principal da análise realizada no artigo Para ver e aprender: o Museu da Inconfidência e sua contribuição para a construção de uma memória cidadã, de Janice Pereira da Costa, em que a autora examina as concepções do Inconfidência como espaço de atividades pedagógicas e de transmissão de informações.

 

Patrimônio Histórico

Integra ainda a publicação um dossiê condensando seis estudos sobre o tema Ouro Preto, Patrimônio da Humanidade: 25 anos de uma trajetória secular, encerra o quarto número do Oficina. Organizado por José Neves Bittencourt, o dossiê sintetiza discussões a respeito do significado da cidade para a construção da consciência histórica do Brasil desde o tempo dos modernistas.

São eles: Ouro Preto, Patrimônio da Humanidade – Alguns apontamentos sobre o Patrimônio Cultural e a inclusão de Ouro Preto na Lista do Patrimônio Mundial, de José Neves Bittencourt e Adler Homero Fonseca de Castro; Ouro Preto, nossa Roma – Antiquários e tradições numa trajetória de preservação, também de Bittencourt; Imagens e vestígios da Cidade Sagrada – Ouro Preto na coleção do Museu Histórico Nacional, de Aline Montenegro Magalhães, 1943: de volta ao começo – A Sala Ouro Preto no Museu Histórico de Belo Horizonte, de Célia Regina Araújo Alves e Ouro Preto, Monumento da Humanidade – A trajetória de uma cidade-monumento, de Adler Homero Fonseca de Castro.

 

Oficina do Inconfidência – Revista de Trabalho, Ano 5, Nº 4, 192 páginas, R$20,00

Aquisição: Na portaria do Museu da Inconfidência ( Praça Tiradentes, 139, Centro – Ouro Preto, Minas Gerais – CEP 35400-000). Por telefone: (031) 3551-1121; por e-mail: museudainconfidencia@veloxmail.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: